Spread the love

Muitas pessoas se perguntam o que fazer para ganhar dinheiro na internet. Isso porque, atualmente, há muito conteúdo grátis na web. Então, pensamos: por que alguém pagaria por isso? Mas, acredite, é possível sim!

O que fazer para ganhar dinheiro na internet? Comece!

Quando começamos a nos perguntar o que fazer para ganhar dinheiro com nosso conhecimento, uma das primeiras dúvidas é como monetizar isso. Ou seja: como precificar algo que não é “físico”?

Para começar, é importante que você faça uma pequena pesquisa para entender seus clientes. Antes de tudo, pergunte-se: qual proposta de valor o cliente realmente quer pagar? É a partir dessa pergunta que você irá montar todo o resto da estratégia.

Depois, tente descobrir quais problemas seu cliente pagaria para você resolver. É um serviço? Uma melhoria na empresa? Algum conhecimento que você tem e pode compartilhar para melhorar algo? Pelo que seu cliente está pagando hoje para esse problema ser resolvido? E como ele paga e preferiria pagar?

É importante entender que, quando você “vende” seu conhecimento na internet, você oferece soluções. E tudo que o cliente precisa é que você resolva algum problema que ele tem, seja na vida pessoal, na empresa onde trabalha ou até mesmo a falta de um produto. Por isso, se ele precisar pagar um valor para ter seu problema resolvido, ele irá.

E há várias formas de conseguir esse “pagamento”, não só o dinheiro em si diretamente. Você pode cobrar, por exemplo, um contato dele em troca de um conteúdo. E, mais tarde, usar esse e-mail ou telefone para iniciar ou manter o relacionamento. Nem sempre o dinheiro em si é um ganho direto, por isso toda estratégia precisa ser construída com antecedência e pensando em que resultado deseja chegar.

Dicas sobre o que fazer para ganhar dinheiro na internet

Quem quer começar algo para ganhar dinheiro na internet tem diversas formas de conseguir isso. Por isso, escolher uma estratégia é importante para esse início.

  • Crie um blog ou canal de vídeos: Umas das principais formas de “vender” seu conhecimento é criar um blog, e produzir conteúdo tanto escrito quanto em vídeo (no Youtube). Você pode escrever sobre o assunto que entende e, com o número de visitas, atrair anunciantes e possíveis clientes. Outra forma de ganhar dinheiro é adicionando o Google Adsense (anúncios) ou sistema de afiliados.
  • Produza conteúdo freelancer: O conteúdo freelancer é uma boa saída do que fazer para ganhar dinheiro na web. Isso porque você pode criar portfólio, levar seu conhecimento adiante e até mesmo conseguir futuros clientes.
  • Utilize as redes sociais: Se você não quer ou não consegue investir em um blog e canal de vídeos, aposte nas redes sociais. Produzir conteúdo para essas mídias é cada vez mais comum na internet. Foque em boas dicas!
  • Produza cursos online: Você é muito bom em algo que faz? Crie um curso sobre isso! Ou, até mesmo, algumas palestras online para visitantes pré-inscritos. É uma ótima forma de criar uma rede de contatos e possíveis clientes. Você oferece algo “gratuito” em “troca” de um e-mail ou contato.

Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é Especialista em Vendas Online, Empresária, Coach Executiva e de Negócios, Educadora Financeira, Administradora, escritora, blogueira a quase 10 anos na área de vida simples, com 18 anos de experiência em grandes empresas nas áreas de gestão de pessoas e processos.

Deixe o seu comentário