Se você é profissional liberal e está pensando em contratar um profissional de marketing digital para cuidar da sua presença online, fique atento! Esses 4 cuidados simples podem evitar muita dor de cabeça.

Problemas com o profissional de marketing digital: uma história comum

Um belo dia você resolve fazer uma pesquisa para ver o que seu concorrente anda fazendo. Abre o navegador, digita o endereço e descobre que ele atualizou o site e anda fazendo várias postagens no Facebook e Instagram.

Então pensa: “tenho que fazer o mesmo”. Mas não conhece ninguém na área. Pede uma recomendação para um amigo e ele te indica um primo, sobrinho ou conhecido que trabalha na internet. Daí você entra em contato e a pessoa fala que escreve artigos, faz postagens, e até atualiza seu site. Tudo isso por um precinho camarada.

Você contrata a pessoa, e fica muito feliz no começo.

Tudo parece funcionar bem. Primeiro, segundo mês. Mas lá pelo terceiro, você percebe que ele para de postar no Facebook. E que seu site está desatualizado. Cadê os artigos que ele prometeu?

Você tenta entrar em contato e percebe que ele te evita. Provavelmente arrumou um cliente grande, alguma empresa, e ficou sem tempo para cuidar de você.

Daí, você volta à estaca zero.

Você já passou pela história acima?

profissional de marketing digital

Profissionalismo e amadorismo no marketing digital

Se você já teve problemas com seu profissional de marketing digital, ou conhece alguém que já teve, saiba que isso é mais comum do que imagina. Tão comum que todas as semanas ouço uma ou duas pessoas contando uma história parecida.

Isso acontece por dois motivos:

Primeiro: a maioria dos profissionais de marketing digital se especializa em tarefas como fazer sites, escrever artigos, escrever postagens para redes sociais, fazer peças de design. Mas não acham importante se especializar em um ramo de atividade. Por isso, aceitam todos os tipos de clientes e demandas, fazendo um tipo de serviço para vários tipos diferentes de clientes. E com isso acabam sem conhecer realmente as necessidades e os problemas de seus clientes.

Segundo: muitos dos profissionais não fazem do marketing digital sua atividade principal. Seja porque estão começando, seja porque trabalham para ter uma renda extra. Até aí tudo bem. Mas isso exige muita organização, foco e comprometimento para fazer tudo o que é necessário para a campanha do cliente. Sem falar na falta de garantia que você tem caso o profissional resolva, de uma hora para outra, deixar de fazer os serviços.

E por essas razões você, profissional liberal, que tem pouco ou nenhum conhecimento de marketing digital, não consegue fazer sua presença online avançar do jeito que gostaria.

Mas isso não precisa ser assim.

4 cuidados na hora de contratar um profissional de marketing digital

Para não ter dor de cabeça na hora de contratar alguém para te ajudar com a sua presença online, fique atento a essas quatro dicas:

1) Profissionalismo: antes de contratar, verifique qual a situação do negócio da pessoa. Ela tem empresa? Se não, ela te oferece uma proposta e um contrato com a descrição detalhada dos serviços? Deixa claro qual os resultados esperados com o projeto? Sabe explicar claramente a estratégia que vai usar e por que? Ela é capaz de se comprometer por um período definido?

2) Promessa: qual a promessa do trabalho do profissional? Ele deixa claro o que esperar do trabalho dele

3) Especialização: qual a especialidade dele? Seu trabalho está focado em estratégias ou em execução?

4) Projetos anteriores: quais são seus projetos anteriores? Ele continua cuidando dos projetos? Ou é um projeto de entrega única? Se for, como funciona caso você precise pedir ajustes e atualizações?

E agora que você já sabe o que precisa observar na hora de contratar um profissional para cuidar da sua presença online, pode tomar dois caminhos:

  1. Tentar contratar um profissional avaliando todas essas questões e torcer para que ele saiba o que está fazendo;
  2. Solicitar minha assessoria gratuita de 30 minutos na qual vou te mostrar, passo a passo, o que você precisa fazer para alavancar sua presença online de forma definitiva.

Tenho ajudado profissionais a construir uma presença online que fortaleça sua autoridade ao mesmo tempo que gera clientes e faturamento. Porque, ao contrário do que muitos profissionais do marketing digital dizem, ter visitantes no seu site não é garantia de ter clientes.

Para atrair os visitantes certos, aqueles com potencial para se tornarem clientes, é preciso estratégias com foco em vendas e método. E isso só os Especialistas em Vendas Online como eu têm.

Assim, se você quer dar um passo além e alavancar de vez a sua presença online, solicite minha assessoria de 30 minutos via telefone ou internet. Vou gratuitamente fazer a análise da sua presença online e te mostrar o que pode fazer para transformar seu site em um vendedor. Eu para criar um site que venda.

Mas atenção: alguns profissionais chegam a cobrar R$ 300,00 para fazer a análise de Presença Online. Então aproveite enquanto ela é gratuita.

Você será redirecionado para uma página com algumas perguntas para eu entender melhor o seu negócio. Basta preencher e enviar que em breve entro em contato.

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Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é Especialista em Vendas Online, Empresária, Coach Executiva e de Negócios, Educadora Financeira, Administradora, escritora, blogueira a quase 10 anos na área de vida simples, com 18 anos de experiência em grandes empresas nas áreas de gestão de pessoas e processos.

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