Quando iniciamos um negócio, após toda a estratégia e preparação que são necessárias, é preciso começar a prospecção de clientes. É nesse momento que você vai atrás daquelas pessoas que vão contratar seus serviços ou comprar seus produtos. Porém, como chegar até eles?

Prospecção de clientes: o início do caminho

Quando falamos em prospecção de clientes, muitas pessoas já sentem medo de começar esse caminho. Alguns pensam: não consigo ir atrás dos clientes. Outros até se sentem envergonhados ou sem muita confiança no que faz.

Acontece que não adianta todo o planejamento do seu negócio se não há alguém para usar o seu produto ou serviço. Por isso a prospecção de clientes é tão importante e necessária. É nesse processo que você irá “se vender” para possíveis compradores. E mais importante: mostrar o que você tem a oferecer.

Ter um negócio é mostrar para os clientes que você pode solucionar um problema. Seja um serviço que ele necessite – e está em falta no mercado -, seja um produto que é inovador ou até mesmo algo que você pode melhorar nas empresas da região.

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Quando você começa com a prospecção de clientes, é importante mostrar que você pode solucionar o que eles precisam. Por isso, quanto mais background você tiver para mostrar, melhor. E não só “portfólio”, como também cases de sucesso e conteúdo que você produz.

É aí que entra a internet, principalmente para aqueles que estão começando no negócio e não tem muitos cases para demonstrar aos futuros clientes. Utilize a web, as redes sociais e tudo que puder ao seu favor!

Utilize a internet para prospecção de clientes!

Quando você começa com a prospecção de clientes, uma das coisas mais importantes é mostrar quem você é, o que faz e por que consegue solucionar aquele problema. Há várias formas de fazer isso: portfólio, cases de sucesso e até mesmo o que você produz de conteúdo.

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Uma das formas é ganhar autoridade na internet. Ao produzir conteúdo, você não só mostra que entende daquele assunto como, também, consegue atingir um maior número de pessoas.

Quando você produz conteúdo, é importante não só passar o que você já fez ou está fazendo. Mas, sim, escrever sobre o tema, sobre o que está acontecendo no cenário. O cliente não quer saber apenas sobre seus trabalhos mas, também, o que você entende sobre aquele meio, se está por dentro das novidades e mudanças.

Por isso, aposte em conteúdo relevante, seja em vídeo, texto ou até por meio de redes sociais. Utilize a internet para mostrar o que você sabe e, dessa forma, melhorar a prospecção de clientes. É possível, inclusive, usar as redes sociais para chegar nas pessoas certas.

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É importante não confundir autoridade na internet com fama. A autoridade não precisa ser uma legião de fãs. Como diz Conrado Adolpho, “seja famoso para quem te conhece”. Ou seja: demonstre que você consegue solucionar aquele problema, que é capaz de resolver o que seu cliente precisa.

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