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No último vídeo eu te falei que ser especialista é apenas uma questão de posicionamento. De como você se posiciona para seus clientes e para seu mercado.

E no vídeo de hoje quero desmistificar o que é ser um especialista. E que você já pode ser um especialista sem saber.

O que é ser especialista?

Porque ser especialista significa mais do que ser especializado em alguma área de atuação. Ser especialista significa ser especializado em resolver problemas.

Isso mesmo. Basta olhar para pessoas que são especialistas na carreira acadêmica.

Sabe porque elas se tornam especialistas?

Porque, em suas pesquisas, nos trabalhos e artigos que produzem, eles buscam responder questões elaboradas a partir de problemas observados. Ou seja, eles observam que existe um problema na área que estudam. E então se dedicam a encontrar maneiras de resolver esses problemas. Inclusive gerando novos questionamentos. E problemas.

Isso nos leva à seguinte conclusão:

O trabalho do especialista é resolver bem os problemas dos seus clientes. E que eles têm, geralmente, por falta de tempo ou de dinheiro.

Se você resolve bem o problema do seu cliente, ou tem o conhecimento necessário para isso, você já tem um caminho para se posicionar como especialista.

Quer um exemplo?

Quando eu decidi oferecer meus serviços de marketing digital, fiquei em dúvidas sobre qual área abraçar. Afinal, são muitas áreas, cada uma com a sua importância.

Então lembrei que deveria focar em conhecer o meu cliente ideal. E então reconhecer os problemas que poderia realmente ajudar a resolver.

Mas quem seria meu cliente ideal?

A dica aqui é olhar para os clientes que você já tem. Ou, se ainda não tem, para pessoas ou negócios que tem maior afinidade. Seja porque trabalha na área, ou porque tem a real vontade de ajuda-los com o que você já sabe fazer.

No meu caso, foquei nos meus clientes e percebi algo em comum: todos eram especialistas em suas áreas. E todos precisavam criar autoridade para atingir seus objetivos profissionais.

Em resumo: peguei o que eu já sabia fazer, reconheci meu público e um problema e criei a solução.

E você? Qual problema do seu cliente que você resolve bem?


Elaine Maria Costa
Elaine Maria Costa

Elaine Maria Costa é Especialista em Vendas Online, Empresária, Coach Executiva e de Negócios, Educadora Financeira, Administradora, escritora, blogueira a quase 10 anos na área de vida simples, com 18 anos de experiência em grandes empresas nas áreas de gestão de pessoas e processos.

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